TELEMEDICINA NA DOR CRONICA

Atualmente muito se discute o uso da tecnologia no suporte ao atendimento médico a distância, que chamamos de telemedicina, que nada mais é que uma Teleconsulta, uma modalidade de consulta realizada a distância, com o auxílio da tecnologia.

Consulta na Enfermagem

É uma atividade privativa e prestada pelo enfermeiro, na qual são identificados problemas de saúde e prescritas e implementadas medidas de enfermagem com o objetivo de promoção, proteção, recuperação ou reabilitação do paciente.

Diante de um quadro doloroso crônico, alguns pacientes podem se beneficiar desse tipo de consulta, a distância com o uso da tecnologia. Atividade essa, que pode agregar valor quando realizamos a consulta de enfermagem anteriormente a consulta medica a distância.
Importante ressaltar que para melhor entendimento da complexidade que envolve a dor crônica, é recomendado muitas vezes a aplicação de alguns questionários que podem contribuir para melhor compreensão desse fenômeno. E ainda, auxiliar a definir quais pacientes serão elegíveis a teleconsulta ou não.

Questionário de Dor

Dentre os instrumentos que a enfermeira pode aplicar, além da história detalhada da Dor
seriam os seguintes questionário:

Qualidade de vida: avalia o quanto a dor está impactando em diversas áreas da vida como: vitalidade, aspecto físico, mental, social, psicológico, entre outros.

Ansiedade e justify: muitas vezes mesmo sem perceber, algumas pessoas que sofrem de dor crônica podem apresentar também alteração no humor, causando prejuízos nas relações de uma forma geral, e assim, piorar a dor.

Pensamentos Catastróficos: quando nos deparamos com uma dor crônica e incapacitante, após muitas tentativas de alivio podemos sentir um pouco de desanimo e desesperança. Esse fator, muito comum em pessoas que sofrem de dor crônica pode prejudicar seu tratamento.

E ainda, alguns outros específicos para o tipo de dor que o paciente possa apresentar, o mais importante é que embora esses questionários não façam diagnóstico, é muito importante serem realizados pelo paciente, pois muito irá contribuir para um plano de tratamento mais integral, atendendo as necessidades de cada indivíduo.

Agende já a sua consulta

Escolha uma data disponível abaixo

agosto 2021
domsegterquaquisexsáb
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930311234

O papel da enfermeira vai além da avaliação inicial, a partir do plano de tratamento, ela
fará uma parte bastante relevante que é a educação dos pacientes com dor crônica